O Lusófona Voleibol nasceu em Julho de 2004 com os objectivos de formar uma equipa para competir ao mais alto nível, no sector Feminino.

O responsável pela criação deste clube foi o Professor João Saudade e Silva por proposta ao Director da Faculdade de Educação Física, Professor Doutor Jorge Proença.

Este clube foi criado para proporcionar a prática desportiva formal, preencher o espaço vazio no Desporto Feminino em Portugal e criar uma filosofia de clube: “competir para a excelência assente nos valores da formação e construção global do praticante.”

Numa fase inicial, este clube, Lisboa Volley Clube, tinha apoio com cedência de instalações de apenas uma vez por semana, equipamento e carrinha.

Na primeira reunião geral com atletas foram ditas algumas frases de jogadores e treinadores de várias modalidades que, o clube pensa que descreve bem a sua filosofia e que todos os treinadores nos seus treinos relembram às jogadoras. São elas:

"O treinador não me prometeu nada, que era titular ou o melhor jogador. O que ele me garantiu foi que no seu clube e com uma bolsa de estudo de atleta eu teria uma excelente formação. Se eu quisesse ser uma estrela, um astro ou uma individualidade, teria que procurar outra equipa."
Andre McCarter - Jogador de Basquetebol 1974

"Jovens apaixonados pelo que fazem, comprometidos com o projecto no qual se envolveram, são as escolhas correctas, não necessariamente os melhores… quem tem mais talento, não terá, tratamento especial, mas será exigido de forma proporcional ao talento que tem… o crescimento do atleta é a medalha de ouro do treinador."
Bernardo Rezende- Treinador de Voleibol - 2010

"Quero ser reconhecido pelo que fiz nos treinos e não pelo que fiz nos jogos."
Michael Jordan- Basquetebolista

Assim, indo também de acordo com as frases acima descritas, o perfil de atleta e de equipa deverá enquadrar-se sempre nestas seis palavras: amizade, ambição, empenho, respeito e união. Para além de um clube, o Lusófona Voleibol é hoje, para as atletas e treinadores uma grande família de pessoas ligadas à modalidade que todos os dias se empenham para preparar treinos adequados às suas atletas, se empenham para garantir que as suas atletas dêem o máximo nos treinos, que tenham ambição por aquilo que gostam, que sejam um grupo com várias amizades e unido dentro e fora de campo e que tenham respeito pelas suas colegas, quer sejam de equipa ou de escalões diferentes, pelos treinadores, árbitros, espectadores e acima de tudo também pelo adversário. Todas as atletas têm de saber respeitar o adversário.

Por isso, há uma completa concordância com o que John Wooden, treinador de Basquetebol, escreveu:

"O termo suplente não é usado nas minhas equipas. Treinei apenas uma equipa. Não havia classes inferiores. Todos são 100% comprometidos. Quem é chamado é porque algo não correu bem com a 1ª opção. Quem entende ser titular rapidamente fica no banco."

O Lusófona Voleibol é um clube exigente. Exigente por atletas responsáveis, por uma sociedade responsável, por marcar a diferença e por rumar à excelência.

As perspectivas futuras para o desenvolvimento deste projecto são: com a crescente dinamização dos projectos do clube, ter 300 atletas no Mini-Voleibol; ter 1000 atletas nos projectos sociais de captação; formar atletas para jogar ao mais alto nível para que a equipa Sénior seja fruto da formação do clube; e a equipa Sénior manutenção na I divisão.

A filosofia do clube é partilhada por um grupo de 24 treinadores. Juntos trabalham para que as atletas possam usufruir dos treinos carregados de intensidade, rigor, exigência e claro, muita alegria e diversão.

Títulos

  • 2007-08: Campeãs Nacionais Juniores
  • 2008-09: Campeãs Nacionais III Divisão Seniores
  • 2011-12: Campeãs Nacionais II Divisão Senior
  • 2014-15: Campeãs Nacionais Cadetes

2015-16

Infantis:
  • Campeãs Regionais
  • 3º Lugar Nacional

Iniciadas:

  • Campeãs Regionais
  • 5º Lugar Nacional

Cadetes:

  • Campeãs Regionais
  • Vice Campeãs Nacionais

Juvenis:

  • Campeãs Regionais
  • Vice Campeãs Nacionais
Juniores:
  • Campeãs Regionais
  • Vice Campeãs Nacionais

Seniores:

  • 7º Lugar Nacionais (I Divisão)

Veteranos:

  • 2º Lugar torneio anual de veteranos CVL - Lusófona Venda Já
  • 5º Lugar torneio anual de veteranos CVL - Lusófona Auto Sapo